Se você faz parte do mundo das academias ou do treinamento de modo geral já deve ter ouvido falar em periodização que resumindo seria a manipulação sistemática das variáveis do treinamento para atingir determinados objetivos.
A maioria dos estudos com periodização do treinamento manipulam o volume e a intensidade ao longo tempo e mostram resultados superiores a programas não periodizados tipo 3x12 (eternamente).
Treinos não periodizados podem ser efetivos na fase inicial de treino para quem está começando até os primeiros 5 meses, mas ainda assim a literatura mostra que independentemente do perfil do praticante: iniciante ou avançado, os programas periodizados são melhores.
São razões para a escolha dos programas periodizados pelos profissionais de Educação Física.
- Pesquisas têm mostrado aumentos superiores na FORÇA, HIPERTROFIA, e RESISTÊNCIA MUSCULAR em comparação aos modelos não periodizados.
- O treinamento de força periodizado também produz adaptações específicas, favoráveis em atletas.
- Em razão da variação, os modelos periodizados reduzem a possibilidade de monotonia, estabilidade e platô no treinamento. Isto pode elevar o entusiasmo e trazer novos desafios.
- Os programas de treinamento de força periodizados pode ser manipulados com facilidade para suprir as demandas individuais. Por exemplo podem ser planejados para adequar agendas de trabalho ocupadas e outros compromissos que limitam o tempo e a disponibilidade das sessões de treino.
- O treinamento periodizado facilita o alcance de múltiplos objetivos e utilizam ciclos de treinamento específicos para atingí-los.
Então se você já tem um programa periodizado está no caminho certo se ainda não está ou não sabe se está procure seu professor.
Qualquer dúvida estamos a sua disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário